Skip to content

Pais e filhos – Legião Urbana

15/02/2011

Intérprete – Legião Urbana

Compositores – Dado Villa Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá

Ano de divulgação – 1989

Álbum – As quatro estações

letra e música -http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22488/

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”

Uma das canções mais famosas e cantadas da banda Legião Urbana, Pais e filhos tem uma letra forte, chamativa e triste. Ao contrário do que muitos pensam, a canção conta a história de uma menina que se suicida após várias discussões e desentendimentos com seus pais. A letra é fabulosa por começar do suicídio e só depois explicar os motivos. Além disso, o refrão é uma lição de vida que diz que devemos amar as pessoas todos os dias, porque o amanhã pode não existir.

Álbum de 1989 que traz grandes sucessos, entre eles, Pais e filhos

A letra traz vários fatos e perguntas das relações entre pais e filhos. Desde perguntas simples de “Por quê que o céu é azul” até exemplos de rebeldia dos filhos como “vou fugir de casa”. Renato Russo, letrista da canção, chegou a dizer que a história é fictícia, mas traz fatos parecidos com a realidade.

O tema suicídio sempre causou muita discussão, já que não pode culpar a vítima pela morte. A busca de explicações para um suicídio é um desafio para investigadores, que muitas vezes encontram as respostas nas relações familiares. Sendo assim, Pais e filhos é, na verdade, uma crítica contra os pais que não dão a atenção devida aos seus filhos.

From → Músicas

21 Comentários
  1. Carlão permalink

    muito bom gustavo! parabéns pelo blog!! acho que eu e você como jornalistas que gostamos da boa cultura.. temos uma “missão” que é levar um pouco de noção a esse mundo alienado de big brothers.

  2. andressa permalink

    me ajudou muito no meu dever de casa valeu blog de parabens

  3. Willian permalink

    me ajudo na escola ^^

  4. Katiúscia permalink

    Valeu mermo ae ajudou q so ,no trab de Filosofia …

  5. ane permalink

    valeu tudo qe precisei prar meu trabalho da escola!!

  6. Dayane permalink

    Ateh tava gostando da análise, mas essa última frase “Pais e filhos é, na verdade, uma crítica contra os pais que não dão a atenção devida aos seus filhos”, vai contra td q a música diz…. “você me diz q seus pais não lhe entendem, mas vc não entende seus pais. Vc culpa seus pais por td, isso é absurdo, são crianças como vc, o que vc vai ser qd vc crescer?”
    Não eh para culpar os pais. Todos cometem erros, inclusive eles, e eu, e vc…

  7. Dayane permalink

    “Somos insignificantes perante o mundo, e não é pelo fato de sermos pais é que não podemos ser frágeis,indefesos. Um dia você que é criança também será pai e verá que contonua frágil.” Li e achei q encaixa perfeitamente ao meu comentário acima…

  8. francinara permalink

    valeu me ajudasse em um trabalho ,obg

  9. raquel permalink

    legal me ajudo muito no trabalho de portugues:)

  10. Nao penso que seja tao claro que a garota se suicidou por briga entre os pais. Na musica a familia parece ateh ser um pouco carinhosa pelos questionamentos que ela faz sobre o ceu azul e etc

  11. valeu adorei me ajudou muito

  12. ninha permalink

    linda…. todas as musicas de renato russo emocionam

  13. Ana Carolina permalink

    Me ajudou muito na tarefa de Portugues! Obrigada!

  14. Marielly permalink

    me ajudou muito no meu trabalho.valeu!!

  15. valeu vc me ajudou no trabalho

  16. beatriz permalink

    eu gostei muito

  17. josiel permalink

    EU ADOREI O QUE VC FALOU

  18. josiel permalink

    eu gostei da seu texto e tambem vou copia para o meu trabalho .adorei chau kkkkkkk.

  19. Um detalhe a ser observado no que se refere à possibilidade de o amanhã não existir é que Renato Russo tinha AIDS, num tempo em que os tratamentos não eram desenvolvidos como hj, então, o amanhã, para ele, era ainda mias incerto.

  20. Amei essa musica ensina muito aos pais serem + presemte na vida dos filhos.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

