Skip to content

Boate Azul – Joaquim e Manuel

27/07/2010

Intérprete – Joaquim e Manuel

Compositores – Benedito Onofre Siviéro e Tomaz

Ano de divulgação – 1985

Álbum – Pelos caminhos da vida

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/joaquim-e-manuel/46609/

“Eu bebi demais e não consigo me lembrar se quer qual é o nome daquela mulher”

 

Um dos maiores clássicos da música sertaneja, Boate Azul já foi gravada por mais de 30 artistas diferentes, mas ficou conhecida, pela primeira vez, nas vozes de Joaquim e Manuel.

Para muitos, a música sertaneja é a representação artística para o homem que foi traído e sofre da falta do amor. Boate Azul conta uma história bem característica da música sertaneja. Um homem foi abandonado por sua amada e resolve ir até uma boate para afogar suas mágoas, “a dor do amor é com outro amor que a gente cura” é a frase que inicia a canção e explica o que levou aquele homem a tristeza tão grande.

Álbum que traz o sucesso Boate Azul

No final da canção, o homem diz que está embriagado e que não se lembra nem do nome da mulher que encontrou na boate, encerrando a música de uma forma triste. Se foi até a boate para parar de sofrer de amor, acabou saindo de lá com um sofrimento maior ainda.

A história contada na canção tem uma continuação pouca conhecida. A música Som de cristal, que foi composta pelos mesmos compositores de Boate Azul traz um final ainda mais triste. Conta que o homem foi a um prostíbulo e viu sua mulher chegando lá, não para pegar seu marido no flagra, mas para trabalhar.

Boate Azul é criticada por muitos por ser uma “música de corno”, mas ela é mais do que isso. É uma canção que é a perfeita característica da música sertaneja da década de 80, uma música com tragédia e sofrimento de um homem.

Anúncios

From → Músicas

6 Comentários
  1. ÉLIDA MARA RODRIGUES GONÇALVES permalink

    Tenho 28 anos , adoro musica , sertaneja principalmente a esta Boate Azul>Uma das musicas sertaneja mais lindo que já ouvi.
    Parabéns pelo o compositorque fez a a musica marcante demais.

  2. Fernando Tomaz permalink

    esta musica e do meu falecido pai”TOMAZ” que o senhor esteja em um bom lugar,me orgulho de ser seu filho,Fernando Tomaz

    • LUIZ JORGE MIR - telefone 061-99681299 permalink

      Qual era o nome inteiro do seu Pai? Sou diretor cultural da AABB-Brasília e realizamos trimestralmente um SARAU ARTÍSTICO. Em agosto faremos realizar o Sarau denominado: UMA NOITE NA BOATE AZUL. As citações vem sempre em nome de Benedito Siviero e Tomás. Queremos fazer o registro correto.

    • ***** Não esqueça, Prezado amigo! Fernando Tomaz…Além do seu iluminado e saudoso Pai ( Fernando Tomaz ), existiu um outro parceiro musical nesta maravilhosa música ( Boate Azul ). Ele chama-se, Benedito Seviero. Portanto meus Parabéns a esta maravilhosa dupla de compositores, que conseguiram compor um dos maiores clássicos do nosso mundo Sertanejo. Sem mais, um grande abraço à todos(as) deste grande amigo de hoje e sempre. Eddy Lima Show *****

  3. durvalino dos santos permalink

    Só que ninguém fala quem foi que consertou os erros gramaticais e de concordância dessa musica
    antes de ser gravada.

  4. ijanete permalink

    a partir do dia 24 de novembro de 2012 quando ouvi uma pessoa especial para mim cantando esta musica adorei e não paro mais de ouvir quanto mais eu ouço mais quero ouvir é linda e triste ao mesmo tempo é demaaaiiiissss parabéns a quem gravou esta musica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: