Skip to content

Se – Djavan

30/07/2010

Intérprete – Djavan

Compositor – Djavan

Ano de divulgação – 1992

Álbum – Coisa de Acender

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/djavan/69400/

“Só dizer ‘sim’ ou ‘não’, mas você adora um ‘se’.

 

Até o lançamento do disco Coisa de acender, Djavan era conhecido como um cantor e compositor de músicas românticas, mas com melodias mais simples e sem necessidades de um grande acompanhamento instrumental. Após o álbum, o artista ficou conhecido também como um cantor pop,  fazendo isso com maestria, sendo capaz de deixar músicas românticas em um ritmo mais forte e agitado. Assim é caracterizada a canção Se, uma súplica de amor em um ritmo mais agitado.

Há várias interpretações para essa canção,dificultando o entendimento do ouvinte e principalmente dos analistas de canções, como é o meu objetivo neste post. Li várias interpretações diferentes e formei a minha. Para mim, Djavan, com Se, mostra um outro lado de sua personalidade poética. A música fala sobre um homem apaixonado por uma mulher difícil quee não decide se quer ou não ter relações sexuais com ele.

Se levarmos em conta alguns versos da letra, fica mais fácil identificar o que o homem quer. ” E me remete ao frio que vem lá do sul” – joga o gelo sobre ele e, para isso, ele busca a solução no fogo do dragão – ” São Jorge, por favor me empresta o dragão”. Também é possível perceber isso quando ele diz que a mulher “insiste em zero a zero”, ou seja, insiste em não fazer nada e ele quer “um a um”. Mas, o que mais irrita o homem é o fato de ela não dizer nem sim, nem não, deixando sempre a dúvida no ar.

Álbum Coisa de Acender. Mais pop do que os anteriores

Trazendo para o mundo real, a história da música acontece com certa frequência nos relacionamentos que estão começando. Na maioria das vezes, os homens querem pular etapas e não compreendem porque sua amada não quer “algo a mais” do que beijos e carinhos. As mulheres dificilmente dizem “não”, mas também não dizem “sim”.

Essa é minha interpretação, o que não quer dizer que ela é 100% verdadeira. Com certeza vai ter gente dizendo que a característica da canção de Djavan não é essa, que Se não é tão erótico assim. Eu penso que Djavan é um compositor tão completo, que consegue utilizar de um erotismo mascarado, ou seja, sem deixar tão claro o que ele realmente quer dizer.

Caso não concorde com nada, ou somente em partes comigo, deixe seu comentário e esclareça a sua interpretação sobre essa letra. Todas as opiniões serão aceitas, afinal ninguém é dono da verdade, nem Djavan!

Anúncios

From → Músicas

6 Comentários
  1. eu nunca tinha pensado por essa lado mas gostei muito da sua interpretação e das expressões e palavras que você utilizou pra compor o post. acho que foi a interpretação como texto argumentativo que mais gostei do seu blog. continue e lembre-se existem mulheres na mpb também = )

  2. Vilmário Garcez permalink

    Creio que a grande interrogação dessa canção esteja inserida no último verso quando o autor diz: “Do que você decidir se dá ou não” sugerindo uma relação sexual mais selvagem ou profunda, pois a mulher, ao que parece, está um tanto quanto indiferente (fria), uma vez que o mesmo recorre ao dragão de São Jorge para por calor nessa relação e, consequentemente, os tirarem do frio que vem lá do sul (intenso, diga-se de passagem). Além disso, o verbo dar não foi empregado no sentido de se doar e sim no sentido de se entregar, sugerindo, também uma quebra de paradigmas ou fórmulas prontas para a realização do ato sexual. O problema é que vindo de um erudito como Djavan custamos a acreditar que ele usaria tal linguagem considerada chula, pífia ou pobre, no entanto, de forma clássica. A maneira como o cantor trabalha seus versos é bastante sutil e caso não haja um esforço do ouvinte-leitor da música, seremos levado a achar tudo muito simples ou cartesiano. O título da música, portanto, arremata a principal temática do texto, uma relação sexual sem muitas regras. O “Se” introduz uma idéia clara de condicionalidade às coisas que o homem sugere realizar com a mulher, mas não vê uma troca verdadeira, ou seja, ele quer sair do trivial, do feijão com arroz, etc. um envolvimento menos restrito sem muitos “sis” do tipo: se não fizer isso, não farei àquilo e por aí vai.

  3. gabriel permalink

    olha se for mesmo o djavan respondo djavan acho que voce fala da grande etapa da vida de quando achamos o amor verdadiro e os dois olhão pra mesma direçao onde só falta os dois corações se resolverem e saberem disso muito sentimental obrigado presciso muito dessa musica

  4. Ruru permalink

    perfeito, sempre entendi extamente desta forma

  5. Só Djavan pode confirmar, mas já li algo sobre ele ter conhecido uma mulher num show em Porto Belo/SC e não ter sido correspondido. ” E me remete ao friobqye vem lá do Sul”…

  6. Luiz Alves de Almeida permalink

    Eu também vejo assim, todo homem já viveu essa situação, Pra mim tá correto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: