Skip to content

Apenas um rapaz latino-americano – Belchior

19/08/2010

Intérprete – Belchior

Compositor – Belchior

Ano de divulgação – 1976

Álbum – Alucinação

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/belchior/44449/

“isso é somente uma canção, a vida realmente é diferente. Quer dizer… a vida é muito pior!”

 Lançada e escrita em 1976 (época de ditadura militar), Apenas um rapaz latino-americano é uma canção que caracteriza, de maneira irônica, o Brasil do período. Em 1976, cantores e compositores eram deportados do país para não sofrerem punições mais severas, muitas delas físicas.

Belchior utlizou um pouco de sua história e da história contada no período para poder expressar tudo o que o povo brasileiro, principalmente os cantores, sentiam naquele momento. Impedidos de criticarem a política do país, os intérpretes de canções eram tratados como principais opositores ao regime militar. Para Belchior, eles eram apenas rapazes latino – americanos,que não tinham muito dinheiro e não estavam satisfeitos com o que viam.

Para explicar melhor a riqueza da letra da música, terei de fazer uma análise verso por verso, assim o entendimento da crítica do compositor será mais fácil.

Álbum Alucinação, de 1976 – época de ditadura militar

Eu sou apenas um rapaz latino – americano sem dinheiro no banco e vindo do interior – Nesses versos, Belchior deixa claro como se sente e como é o povo brasileiro da época.

Mas trago de cabeça uma canção do rádio, em que o antigo compositor baiano me dizia que tudo é divino, tudo é maravilhoso – Nesses versos, Belchior fala de Caetano Veloso e do movimento tropicália, mas precisamente da música É proibido proibir, que fala que tudo é maravilhoso.

(…) Não tenho um amigo sequer que ainda acredite nisso, não! – tudo muda! e com toda razão – Aqui, Belchior fala que ninguém está satisfeito com o Governo e nem acredita que as coisas irão mudar.

(…) Mas sei que tudo é proibido – aqui Belchior vai contrário a música de Caetano, antes citada, dizendo que TUDO é proibido.

(…) Não me peça que eu lhe faça uma canção como se deve, correta, branca, suave, muito limpa, muito leve. Sons, palavras são navalhas e eu não posso cantar como convém, sem querer ferir ninguém – Nesse trecho, o compositor deixa claro que sua canção não é feita da forma como a ditadura queria e que as palavras irão ferí-la.

(…) Isso é somente uma canção.  A vida realmente é diferente.Quer dizer… a vida é muito pior! – Agora, Belchior fala diretamente com os ouvintes e diz que tudo que é retratado na letra da canção ainda é pouco, perto de como é a vida.

(…) Por favor, não saque a arma no “saloon”, eu sou apenas o cantor… – Nesse trecho, o compositor diz que está falando por todos e, portanto, é apenas o cantor de uma música que todos gostariam de estar cantando.

Mas se depois de cantar, você ainda quiser me atirar, mate – me logo! – Mais uma vez é feita uma crítica à forma como o governo militar tratava os compositores que faziam músicas contra a política implantada na época.

(…) Mas sei que nada é divino, nada é maravilhoso, nada é sagrado, nada é misterioso – A música encerra com versos contrários aos ditos por Caetano.

Pela crítica, ironia e coragem de Belchior, Apenas um rapaz latino -americano foi adorada pelo público da época, porém ninguém podia dizer isso, afinal as punições eram fortes.

Anúncios

From → Músicas

8 Comentários
  1. Concordo penalmente com o que foi dito, porém por estudar esta musica descobri que a musica referida por Belchior “Mas trago de cabeça uma canção do rádio, em que o antigo compositor baiano me dizia que tudo é divino, tudo é maravilhoso” diz respeito à musica “Divino Maravilhoso” De Caetano Veloso.

  2. Muito boa a análise! sempre é bom compreender a mensagem que a música quer passar e pra isso é primordial saber o contexto histórico em que foi escrita.

  3. Guilherme permalink

    Gostei muito da interpretação. O Johnatan está certo certo.

    bem legal o estudo abaixo.
    http://www5.usp.br/24420/estudo-da-fflch-revela-dialogo-polemico-em-cancoes-do-compositor-belchior/

  4. Heldemarcio permalink

    Achei a análise muito simplória. A letra é muito mais abrangente.

  5. Muitíssimo obrigado!

  6. Cláudio Jairo domingos dos santos permalink

    Belchior é gênio! Está entre aqueles melhores e mais inteligentes que a MPB produziu. Infelizmente, está entre aqueles esquecidos da nossa música. Somos assim, pouco ou nada valorizamos nossos talentos…

  7. O legal é ver como ele vai “maquiando” essas mensagens (pra passar na censura)

  8. sdds permalink

    luto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: