Skip to content

As rosas não falam – Cartola

29/08/2010

Intérprete – Cartola

Compositor – Cartola

Ano de divulgação – 1976

Álbum – Cartola II

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/cartola/44898/

“Queixo-me às rosas, mas que bobagem! As rosas não falam!”

 

A história desta canção é muito curiosa. Um dia Dona Zica, esposa de Cartola, recebeu de presente um ramalhete de rosas. Plantou no fundo de seu jardim e no dia seguinte ficou surpresa ao ver que muitas rosas já haviam desabrochadas. Chamou Cartola e perguntou para ele sobre o fato. O poeta respondeu que não sabia, afinal, as rosas não falam!

Após dizer isso, Cartola percebeu que poderia fazer uma letra e ficou com aquela frase na cabeça. Pegou seu violão e em poucos minutos a música já estava pronta.

Cartola, álbum de 1976

A história é engraçada, mas só se transformou em música porque aconteceu com um gênio chamado Cartola. Mesmo sem estudo, o compositor sempre teve um facilidade enorme para fazer canções de amor e sambas bastante realistas.

As rosas não falam é uma de suas maiores obras. Foi cantada por muitos cantores e já apareceu em três novelas. Tudo isso é uma prova de que as composições de Cartola são eternizadas. Talvez o samba não seja  tão forte como era na época dele, mas ninguém pode dizer que ele morreu.

A letra da canção não tem muito a ver com a história que inspirou o compositor. Na canção, um homem está desconsolado por não ter o amor de sua amada. Resolve queixar-se para as rosas, entretanto as queixas não adiantam em nada, afinal as rosas não falam.

Quem gosta de samba, poesia e romance não pode deixar de ouvir Cartola. Para ser ainda mais honesto, NINGUÉM pode deixar de ouvir Cartola.

Anúncios

From → Músicas

2 Comentários
  1. José Luiz Ramos permalink

    Por essas e outras boas sementes plantadas ao longo da história da nossa música, diria que o samba deu uma grande volta e hoje e,inclusive, mais forte do que antes.

  2. A. Ramos permalink

    …empacou… na análise… a letra não acaba aí…!!!!…rsrsrsrsrsrss… que as rosas não falam isso ele já disse… e o resto…!?!!!!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: