Pular para o conteúdo

3ª do Plural – Engenheiros do Hawaii

29/05/2010

Intérprete – Engenheiros do Hawaii

Compositor – Humberto Gessinger

Ano de divulgação – 2002

Álbum – Surfando Karmas & DNA

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/747530/

“Quem são eles? Quem eles pensam que são?”

 

Engenheiros do Hawaii sempre foi uma banda conhecida por suas letras irônicas e críticas. 3ª do Plural é mais um exemplo dessas letras.

A canção faz uma crítica direta à publicidade e como somos levados por ela. A indústria cultural, impulsionada pelo capitalismo, está a todo momento levando-nos a consumir cada vez mais. Tudo o que aparece nos outdoors, televisões e revistas tornam-se ícones de bons produtos. Mas por quê? É isso que a letra da canção composta para o álbum Surfando Karmas & DNA vem criticar.

Álbum Surfando Karmas & DNA, de 2002

A frase “Eles querem te vender, eles querem te comprar” é um julgamento direto ao objetivo da propaganda. “Cabeça pra usar boné e professar a fé de quem patrocina” é  a frase que mostra exatamente o que fazemos. Muitas vezes compramos uma roupa só porque ela é de grife e, fazendo isso, estamos executando a propaganda dessa roupa.

O refrão da canção é simples, mas traz duas frases essenciais para a crítica de Gessinger. “Quem são eles? Quem eles pensam que são?”  são perguntas que todos nós deveríamos fazer. Será que o modo como consumimos está certo? Para Humberto Gessinger, não.

From → Músicas

8 Comentários
  1. Apensar de não ser minha música preferido deles, acho que você conseguiu expressar com maestria o que o Humberto Gessinger queria ao escrever a música. Engraçado é que estamos estudando isso nesse momentom , isso mostra que muitas vezes se pode colocar outros instrumentos como a música na instrução e aprendizado de muitas coisas na vida da gente. Belo post. Bjs

  2. Jamil permalink

    Boa sua analise é ótima!

    Tenho esse disco aliás tenho quase todos dos Engenheiros do Hawaii.

    Além da “3ª do Plural” as minhas músicas favoritas desse albúm são “Pra Ficar Legal”, “Ritos de Passagem” e a própria “Surfando Karmas & DNA”

    abraço

  3. eduardo permalink

    eles sao demais

  4. gostei da publicação,sou estudante de letras e fiquei contente com a análise feita.

  5. Aliny permalink

    mt boa sua interpretação.gostei mt,pois sou mt fã d Engenheiros.

  6. Beatriz permalink

    Sua interpretação está excelente! Me ajudou muito ! Obrigada!

  7. sondryn permalink

    verdade mas essa letra soa de uma maneira um pouco mais profunda na minha opniao…
    respeito cada um de vcs mas essa letra pra mim nao fala soh de outdoors e propagandas em geral ..
    pra mim ela fala de algo mais que estar por traz disso… bom intendedor sabe do q to falando!
    obs: adoro engenheiros do havai

  8. Daiana permalink

    É uma das melhores sem dúvida, você descreveu com muita excelência a mensagem de Gessinger em 3 do plural !!!

Deixe um comentário