Skip to content

Sampa – Caetano Veloso

26/07/2010

Intérprete – Caetano Veloso

Compositor – Caetano Veloso

Ano de divulgação – 1978

Álbum – Muito – dentro da estrela azulada

 

letra e música – http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/

“É que Narciso acha feio o que não é espelho”

 

O cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida São João deve seu grande reconhecimento à música Sampa, de Caetano Veloso. A canção, lançada no álbum Muito -dentro da estrela azulada, é uma homenagem a cidade paulistana, conhecida por sua garoa característica e pela recepção de um grande número de migrantes, em especial os baianos, como Caetano.

Cruzamento da Aveinda Ipiranga com a Avenida São João, centro de São Paulo

Apesar de estar presente em um dos ábuns de Caetano que menos fizeram sucesso (vendeu cerca de 30 mil cópias, apenas) a canção tornou-se uma das mais famosas e pedidas nos shows do cantor e compositor.

O curioso é que em uma cidade com grandes representantes como Os Mutantes e Demônios da Garoa, ninguém conseguiu decifrar São Paulo melhor do que o baiano Caetano Veloso. A obra – prima é composta falando das principais características da capital paulista. A poluição, a recepção para os migrantes, as múltiplas culturas e o sonho de quem vem de fora estão presentes na composição.

Quem é paulistano tem orgulho da canção, quem não é, fica com vontade de conhecer Sampa (modo como os paulistanos apelidaram a cidade e que deu título para a canção). Exatamente a realidade. O paulistano não quer sair de sua cidade. Mineiros, nordestinos, nortistas e sulinos sonham chegar em São Paulo para terem uma vida melhor. Lá dão de frente com dificuldades e muito trabalho.

Todos reclamam de São Paulo, porém ninguém pode dizer que os migrantes não podem curti-la numa boa.

Anúncios

From → Músicas

5 Comentários
  1. São Paulo é a Meca dos jornalistas brasileiros ! Mesmo com poluição, trânsito, tumulto e tudo de ruim ela continua sendo bela = ) Tenho certeza de eu todo mundo que para nesse cruzamento cantarola essa canção.

  2. Fábio Prata permalink

    Nem de longe essa letra, apesar de poeticamente bela, reflete, descreve ou homenageia a cidade… A visão de um turista, olhando e apontando os defeitos (que ele vai aprendendo a gostar) de um “certo” ponto da cidade, não a engloba… não abarca os traços mais característicos de SP. Bonita.. poética…. e baiana. Parabéns, Caetano. Produza, São Paulo.

  3. Marcelo Naputano permalink

    Sou de Sao Paulo e afirmo que Sao Paulo é horrivel. Cinza, violenta e desigual… o que nao tira o merito de suas gentes (migrantes de toda parte do mundo e do Brasil) no produzirem cultura/culturas paulista maravilhosa.

  4. Antonio Roque de Meira permalink

    O compositor é João Gilberto ou Caetano Veloso ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: